segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Localidade de São Valentim

Escola Municipal Rui Barbosa

Durante o passeio que realizamos pelas localidades do interior percebemos que uma das únicas escolas que ainda funciona é a Escola Municipal Rui Barbosa, na localidade de São Valentim: Se há escola é porque existem alunos, se existem alunos é porque há população rural!
Vamos escrever um pouco sobre a localidade: "A localidade hoje, denominada São Valentim, nasceu em 1895, conhecida nessa época por Inhacorá, passando em 1923 a denominar-se Timbaúva. Somente em 1938 passou a chamar-se São Valentim, em homenagem ao padroeiro da comunidade religiosa".
No início de sua colonização, São Valentim era coberta de mata virgem. Daí entende-se o grande número de moradores que iniciou o processo de colonização da localidade desmatando para aproveitar a madeira e no solo fértil cultivar produtos como Milho, Trigo, Mandioca e outros.
São Valentim localiza-se próximo a área indígena, este fato causava alguns problemas uma vez que alguns moradores não respeitavam e invadiam terras pertencentes a reserva indígena.
fonte: Apontamentos para a História de Santo Augusto
 
postagem realizada por Daiane           

Nenhum comentário:

Postar um comentário